quarta-feira, janeiro 22, 2025
CidadeDestaqueSaúde

SAÚDE EM VALPARAÍSO: UNIDADES ESTÃO ABASTECIDAS COM TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tornou-se referencial por assegurar o abastecimento de seus Centros Especializados (Parque Esplanada V, Jardim Céu Azul e Jardim do Planalto – Etapa D) e Unidades da Atenção Básica com testes rápidos da Covid-19. Os produtos são adquiridos com o suporte de verbas destinadas ao Município para o enfrentamento à pandemia.

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Leidimar Soares da Silva, todas as pessoas que apresentam a síndrome respiratória aguda podem procurar as unidades de saúde para a realização dos testes. “Temos plantão para a coleta de RT-PCR nas unidades 24 horas, conforme necessidade e protocolos estaduais para pacientes internados”, destacou a servidora.

A aquisão dos testes é garantida desde o início do problema que atingiu todo o mundo. “O Município licitou compras de teste para Covid-19 e realiza os pedidos antes de finalizar o estoque anterior. Deste modo não há a falta dos materiais. Além disso, contamos com o suporte do Laboratório de Referência Estadual (LACEM) para a realização dos testes de RT-PCR”, ressaltou Leidimar. A marcação deve ser realizada por intermédio do aplicativo Dados do Bem.

 

É importante saber

A Secretaria de Saúde reforça que os testes são aplicados em pessoas que apresentam quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda do olfato ou do paladar. Em crianças, além dos sintomas anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Para pacientes com sintomas leves, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, fazendo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento mínimo, para avaliação médica da necessidade de realização do exame de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentem quadros mais graves como desconforto respiratório, devem procurar uma das unidades de emergência da cidade (24h), sempre fazendo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento social mínimo de 2 metros, para avaliação médica.

Em relação aos idosos, consideram-se também critérios específicos de agravamento: desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarréia) podem estar presentes.

 

Testou positivo, o que fazer?

Os casos confirmados de Coronavírus são avaliados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde. Após avaliação, os profissionais informarão aos pacientes o risco de gravidade e as medidas terapêuticas que deverão ser adotadas. Se na ocasião for identificada gravidade no quadro clínico, o paciente deve permanecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) enquanto aguarda remoção para o hospital. Se for moderado, deve ser encaminhado ao serviço de referência para avaliação clínica e da necessidade ou não de internação.

Quando um membro do círculo familiar que reside na mesma residência testa positivo para a doença, o recomendado é que todos daquele grupo mantenham-se isolados por 14 dias. Quem tiver contato com alguma pessoa que tenha a doença, deve observar a presença de sintomas e procurar atendimento em uma unidade de saúde

Se a confirmação do diagnóstico ocorrer em uma UBS e o paciente não tiver recomendação para internação, ele receberá orientação médica para o isolamento domiciliar. Se o resultado vier de uma unidade ou laboratório particular, o paciente é encaminhado para a UBS mais próxima de sua residência onde passará por avaliação.

Todos os casos confirmados em Valparaíso são monitorados pela equipe da SMS.

 

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

Imagens
COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *